sábado, 16 de abril de 2011

Arco do Triunfo

Depois de uma pequena pausa em virtude da correria do dia a dia, cá estou eu para continuar com a minha maravilhosa visita à Paris.

O ponto turístico agora é o Arco do Triunfo.

Mas vocês sabem porque ele se chama Arco do Triunfo? Pois ele foi construído a pedido de Napoleão Bonaparte, para celebrar suas vitórias militares. Ele está situado no alto dos Champs Elysées, bem ao centro da Praça Charles de Gaulle e de lá partem dozes das principais avenidas de Paris. Por isso ele também é conhecido como Arco da Etoile, que significa estrela em francês, vista do alto, estas dozes avenidas foram uma estrela. 

Ao descer do metrô e subir as escadas da estação, lá está ele, vistoso, enoooorme... uma bela visão. E com um significado histórico tão grande quanto ele. 

Subir as escadas é um desafio a parte, pois parece que nunca mais chega o fim... Segundo Ricardo Freire, no site www.viajenaviagem.com, são 284 degraus até a parte interna do Arco e depois mais 64 degraus até o terraço. Eu fiquei só na parte interna do Arco. Chegando lá em cima, tem uma fileira de bancos para as pessoas retomarem o fôlego, pois é realmente cansativo. Se for até lá, não esqueça de levar uma garrafinha de água, pois certamente você vai precisar, hehe.

O Arco do Triunfo foi inspirado no Arco de Titus e iniciou sua construção em 1806, sendo concluído em 1836. 

Tem gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Na sua base situa-se o Túmulo do Soldado Desconhecido, construído em 1920.

É considerado a obra-prima da arquitetura neoclássica, quer pela fidelidade às formas antigas quer pela concepção urbanística de grandiosidade que lhe está subjacente. O arco é composto por quatro grandes pilares que proporcionam a passagem através de duas entradas frontais maiores e duas laterais menores que servem como passadiços. Os pilares apresentam cada um ao centro um grupo escultórico.
Na parte externa dele você ainda pode ver em alto-relevo figuras que retratam as batalhas, conquistas militares e outras cenas históricas da França. A mais famosa delas é a “Partida dos Voluntários de 1792”, mais conhecida como A Marselhesa, representa a pátria mãe com as asas abertas e estendidas chamando os voluntários para lutar pela França.
A partir de 1920 o Arco do Triunfo abriga também as cinzas do soldado desconhecido, como lembrança das sangrentas batalhas da Primeira Guerra Mundial.

E para finalizar, é no Arco do Triunfo que termina (ou começa???) a mais famosa avenida de Paris, a Champs-Élysées.

Abaixo seguem os sites utilizados como referência para as questões históricas e um pouco mais abaixo, algumas fotos para apreciarem.

A vista que se tem ao sair da Estação de Metrô

 Uma daquelas fotos bonitas que você tira de você mesmo hehe


 A grandeza do Arco


 Os nomes das batalhas e generais


 As cinzas do soldado desconhecido

Um comentário:

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]