sábado, 9 de julho de 2011

Sacré Coeur

Continuando minha belíssima visita à Paris, segui para a Basílica de Sacre Coeur... lá, uma experiência diferente... me vi dentro do filme “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”... ela andou por aquelas escadarias... foi emocionante! E eu tinha a trilha sonora no meu MP6 pra deixar a coisa mais real, hehe!
Já de longe, ao sair da estação do metrô, dá pra ver a Igreja. Nas ruas para chegar lá, um grande comércio, vendendo de tudo o que vocês podem imaginar.
A quantidade de degraus que precisamos subir para chegar até a Basílica é imeeeeenso, mas a vista da cidade inteira paga qualquer canseira ou dor nos pés e pernas.
Já dentro da Sacre Coeur, me ajoelhei e fiz minhas orações... agradeci a maravilhosa oportunidade de estar ali e pedi por todos que amo.
Mais um momento de intensa emoção.
Obrigada Meu Deus!

Abaixo mais algumas informações:
Ainda que seja a Catedral de Notre Dame a ostentar o título oficial de maior monumento religioso de Paris, a Sacré Coeur pode surpreender pela sua beleza e por ser um dos melhores pontos a oferecer uma acurada visão panorâmica da cidade.
O acesso até a igreja pode ser feito por escadas ou se preferir, de funicular. Um outro jeito é subir pela parte de trás da colina, por suas ruas curvas e mais inclinadas.
A colina recebeu esse nome por ter sido o lugar do martírio de Saint Denis, o primeiro bispo de Paris (século III) e seus companheiros. Foi lá que a Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1534 foi fundada por Santo Inácio de Loyola, São François Xavier e seus companheiros.
Sua construção iniciou-se por volta de 1875.
Alguns dizem que essa iniciativa surgiu como uma tentativa de pedir perdão a Deus pelas faltas cometidas, visto que a França vivia um período difícil como a guerra contra Alemanha e a relação desgastada entre o Vaticano e os franceses, e atribuia estes a um castigo de Deus. Outros dizem que sua construção foi uma forma de pagamento da promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury, caso a França sobrevivesse as investidas do exército alemão.
À partir de 1919, foi consagrada Basílica e desde então um local sagrado de peregrinagem.
Atualmente, a basílica é um dos monumentos mais visitados de Paris.
A Basílica de Sacré-Coeur foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona a tonalidade branca.
Possui um formato de cruz grega, formada por 4 cúpulas incluindo a central, cuja altura possui 80m. No campanário, possui um sino de 3m de diâmetro com mais de 26 toneladas.
A basílica segue as diretrizes da arquitetura romana e bizantina e ifluenciou outros edifícios religiosos do século XX.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]