sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Balanço 2012

O ano de 2012 não foi lá muito cultural em minha vida... a correria do dia a dia me impediu de ler, ir à shows e assistir filmes o quanto gostaria, mas é assim que funciona... faz parte. Mas uma das promessas de 2013 é me dedicar mais a esta área.

Então vamos lá:

Entre filmes e seriados, assisti 163 (muuuito pouco).
Destaco – Meia Noite em Paris e Cartas para Julieta.

Meia Noite em Paris é um filme de 2011, mas só assisti no ano passado. Só a introdução do filme, quando passam várias imagens de vários pontos turísticos e ruas comuns de Paris já vale o todo... dá pra viajar em pensamentos neste momento, relembrar das minhas viagens e aguçar a vontade de voltar.

Abaixo segue uma sinopse, retirada do site Adoro Cinema:

“Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido”.



Cartas para Julieta, outro filme que não foi lançamento em 2012 (ele é de 2010), mas que só neste ano que passou que consegui assistir.

Mais uma vez uma super viagem no tempo e no espaço. Já estive em Verona.... naquela casa... e ver na tela da TV o que vi ao vivo é bem emocionante. Pensamentos do tipo “eu já estive lá”, “olha, eu acenei daquela sacada”... entre outros, é uma boa lembrança da viagem que fiz. E é claro, trata-se de uma história de amor e toda história de amor é linda, romântica e deixa um gostinho de “quero viver isto em minha vida”.

Abaixo segue uma sinopse, retirada do site Adoro Cinema:

Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie demonstra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan), que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.


Quanto aos livros, foram 8 lidos e um começado, com destaque para “O Menino que Descobriu o Vento”, livro que já comentei no post de 15 de janeiro de 2012.

Foram mais dois livros de Marlena da Blasi que li: Um Certo Verão na Silícia e A Doce Vida na Umbria... livros lindos, com uma história real (com algumas pitadas de magia) e que mais uma vez fazem com que a vontade de viajar e conhecer novos lugares aflore.

Quanto aos shows, também foram pouquíssimos... mas o destaque vai para os shows realizados no Lupaluna: Charlie Brown Jr e Nevilton (sempre Nevilton... hehe). O do CBJ, foi uma vibração só, muita energia boa e boas lembranças da época que eu era fã de ir em TODOS os shows que eles faziam em Curitiba. E a cia também foi ótima, da minha querida amiga Fernanda.

Ah, o show do Nevilton na Virada Cultural também foi uma “coisa linda de Deus”, como diria o Ton. Apesar do super atraso por uma questão elétrica, quem ficou não se arrependeu.

Quanto ao balanço profissional, houveram vários altos e baixos... por diversos momentos eu pensei em desistir da Coordenação na faculdade, ao mesmo tempo que vários alunos foram ótimos, alguns foram bem cruéis, mas é assim que a banda toca e com tudo o que aconteceu, aprendi muito, muito mesmo. Na Sanepar, altos e baixos também, mas percebo que sou uma pessoa melhor e desempenhei bem as minhas atividades durante o ano de 2012. Aqui, uma parada para agradecer à minha “chefinha” do coração: Ruth. Uma mulher incrível, que acredita no ser humano como pessoa e não como um recurso apenas. Respeitou-me, incentivou-me, valorizou o meu trabalho. Sempre buscando uma palavra de conforto e motivação quando tudo estava desabando (inclusive com ela mesma).

Quanto a vida pessoal, um dos propósitos foi realizado, comecei a fazer aula de dança de salão, o que foi bom demais, pois parece que me libertei de alguns fantasmas. E para minha grata surpresa, reencontrei uma amiga da época do segundo grau... alguém que se tornou mais que especial em minha vida e que posso realmente chamar de amiga: Tati. Uma “menina” forte mesmo frágil, superinteligente, linda...

Outro propósito realizado foi viajar para Paris e Itália e desta vez, levei minha mãe junto. Passamos uma semana perfeita em Paris... voltei à lugares que já conhecia e conheci novos lugares... lindo demais da conta. E na Itália, além de rever a tia que amo tanto e o meu afilhado perfeito, conheci Pisa e subi naquela torre torta.... o que não recomendo para ninguém que tenha labirintite ou algo do gênero, hehe.

Mas mais uma vez, o core deixou a desejar. Por um momento achei que havia encontrado a pessoa certa, mas foi um engano. Terminei o ano pensando em alguém.... quem sabe neste ano que se inicia a coisa vai... ainda tenho esperanças de que serei feliz no amor.

Quanto as proposições para 2013, mais uma vez o “emagrecer” (que não consegui chegar nem perto da meta estipulada para 2012, mas agora estou com ajuda médica e acho que vai). Quero viajar mais... (já comecei a colocar este propósito em prática no final de dezembro, quando foi conhecer Foz do Iguaçu com a mamys). Quero ler mais e ficar menos na internet (parece bobo, mas a internet tomou conta da minha vida de um jeito exagerado e eu preciso mudar isso). Como parei com as aulas de dança, quero ver se retorno, nem que seja numa escala melhor, mas para manter algum tipo de atividade.

E por fim, ter mais pensamentos positivos que negativos... e irradiar coisas boas para todos.

Bom, acho que é isso...

Mas e vocês, como foi o balanço de 2012? E as proposições para 2013? Comentem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]