domingo, 22 de dezembro de 2013

Ouro - Chris Cleave

"[...] as voltas mais difíceis são aquelas que você dá depois que a multidão foi embora."



Este livro é do mesmo autor de Pequena Abelha então, quando ganhei-o do meu pai, como presente de aniversário, fiquei muito feliz e pensei: “oba, mais um bom livro, com uma  história interessante e envolvente”.
Como o número de livros para ler é imenso (estou com 17 livros novos), continuei “na ordem” que tinha os tinha comprado ou ganhado. E finalmente chegou a vez de Ouro.

Abri a primeira página com grande expectativa e comecei a leitura... e confesso, as primeiras páginas me decepcionaram tão fortemente, que a minha vontade era parar de ler, desistir. Mas como nunca fiz isso, insisti e pensei, não pode ser ruim, o autor escreve bem, força Melissa, leia.

E assim foi... levei mais tempo do que o normal para lê-lo pois a motivação era menor, mas me esforcei e todo o meu esforço valeu a pena... demora um pouco pra história engrenar, fazer sentido, mas quando faz, é impressionante e envolvente tanto quanto Pequena Abelha.

Enfim, vamos lá, à história do livro: nele, conta-se a história de Kate, Zoe, Jack e Sophie.

Kate e Zoe se conheceram aos 19 anos, quando participaram de uma eliminatória para fazer parte da equipe de talentos do ciclismo de elite. Nesta ocasião, ambas conheceram Jack.

Os três se destacaram aos olhos de Tom, o técnico, e entraram para a equipe. Zoe sempre foi muito determinada e nada além da vitória interessava. Quando percebeu que Kate e Jack estavam se envolvendo, jogou todo o seu charme em Jack para conseguir desestabilizar Kate nas pistas. Com o passar dos anos, Zoe aprende a ler Kate em cada detalhe e usa isto no velódromo para vencê-la. Mas nem suas investidas pesadas conseguiram acabar com o amor de Kate e Jack e eles resolvem se unir. Tom passa a cuidar de Zoe como uma filha para que ela não se sinta tão sozinha. Zoe tem uma história de vida triste que nunca contou totalmente àquelas pessoas que estavam a sua volta e só queriam o seu bem. Ela chegava a ser agressiva quando alguma situação de amor e preocupação por parte de Kate, Jack e Tom chegavam muito próximas a sua zona de proteção.  Para Zoe, só a bicicleta, o ciclismo, o velódromo, a vitória, o ouro era o que importava.

Jack também se destaca e ganha o ouro nas olimpíadas, assim como Zoe. Kate fica em casa, com a pequena Sophie que passou a fazer parte de suas vidas.

Sophie tem 8 anos e é totalmente apaixonada pela saga Guerra nas Estrelas. Seu quarto é todo decorado com o tema e ela vive sonhando acordada (e dormindo) que faz parte da história, que batalha contra Darth Vader e por ai afora. Mas Sophie também tem algo que nenhuma criança gostaria de ter, Sophie tem leucemia e tenta de todas as formas possíveis, disfarçar suas dores e mal estar, para não preocupar seus pais. Kate e Jack se dividem entre treinar para as competições e cuidar de sua filha tão amada.

A partir daqui é melhor não falar mais nada... pois se eu contar, vai perder o sentido e as grandes surpresas do livro.

O que eu tenho a dizer é que mesmo que você o ache chato e cansativo no início, insista na leitura, pois você vai se envolver e querer saber como é que termina a história destas pessoas tão parecidas conosco no final das contas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]