quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

As Expectativas e as Frustrações nas Nossas Vidas


As expectativas que criamos na vida tendem a nos frustrar, por que será que isso acontece? Porque normalmente criamos expectativas positivas quanto a coisas, situações, pessoas, e nem sempre, ou quase sempre, a realidade é bem diferente e, por vezes, ela é muito menor do que projetamos.

É aquele projeto que tanto almejamos e que não sai do papel, às vezes por puro comodismo, mas às vezes por depender de terceiros ou de situações econômicas mesmo, climáticas, ou mil outras questões.

É aquele, vamos marcar, vou te visitar, vamos nos ver, que nunca sai do vamos... que não vai para a prática...

É aquele, hoje eu vou e que você se arruma, arruma a casa, ou se arruma e vai até algum lugar e cria raízes esperando...

É aquela promoção que o colega que parece um pavão, mas que não trabalha tanto assim, recebe no seu lugar...

É aquele grupo de amigos que valoriza tanto o ter e não o ser...

São tantas questões, físicas, emocionais, palpáveis ou não... concretas ou virtuais... enfim... como lidar com a frustração de não ter as suas expectativas atendidas?


Tenho aprendido no decorrer da vida, e principalmente nos últimos meses, que devemos baixar, e muito, a nossa expectativa quanto a situações e, principalmente, quanto a pessoas, pois assim, quando algo acontece, seja bom ou ruim, o impacto é recebido de forma positiva ou, no mínimo, sem estragos.

Mas isso não quer dizer que a gente não se frustre, que estejamos imunes. Muito pelo contrário... sempre temos muito o que aprender. Muito o que controlar, pois a ilusão é sempre que de as tais expectativas serão atendidas, serão até superadas. E a realidade é bem o contrário!

E como é difícil.... às vezes projetamos no outro o que fazemos por ele, e achamos que o outro deve fazer o mesmo. Deve ter a mesma “doação” por nós que temos por ele. E isto diz respeito à família, ao trabalho, aos amigos, aos amores... porém, cada um é diferente e, às vezes, o que é pouco para você, já é muito para o outro, já é o seu limite. Muitas vezes por imaturidade, por inexperiência... por falta de entendimento... ou por achar que aquilo é o suficiente mesmo.


Não quero aqui, colocar nenhuma verdade absoluta, nem um texto instrutivo no sentido de como fazer as coisas de forma correta, pois não existe um roteiro para isto, não existe uma única verdade absoluta sobre como agir ou se comportar. Este é um aprendizado diário e varia de pessoa para pessoa, de região para região, de cultura para cultura, de família para família, de grupo de afinidade para grupo de afinidade, de empresa para empresa...
A questão é que a vida deve ser vivida diariamente, mas vivida de fato, aproveitada, não apenas como expectador... e para isso, alguns machucados aparecerão, algumas cicatrizes ficarão, certas mágoas podem surgir.... que por vezes ficarão adormecidas, porém não esquecidas e que podem voltar a qualquer momento, mas tudo isso faz parte do nosso amadurecimento, e amadurecer dói, tenho percebido isso. E para evitar que estes machucados e cicatrizes fiquem marcados de forma muito enfática em nossa vida, mais uma vez, é preciso baixar as expectativas... é preciso ter os pés no chão e, por mais que às vezes doa, enxergar a realidade como ela é de fato. Com todas as suas contradições, com todas as suas oportunidades, mas também com todos os seus limites.


Enfim, este texto é um misto de reflexão com desabafo... é um grito e também um sussurro.... é um pedido de ajuda e uma ajuda a quem quiser... é um texto de alguém que mesmo cansada de sofrer as consequências das suas expectativas, busca aprender todos os dias com elas, tentando amenizá-las, observando e praticando a tolerância, a escuta efetiva, aprendendo a respeitar os limites dos outros... observando que cada um tem uma vida à ser vivida e que nem sempre poderemos fazer parte disto tudo.

É, acho que isso aqui tá ficando melancólico demais.... vamos parar... desculpem o tom da conversa, mas senti a necessidade! Que suas expectativas condizam com a realidade... que a realidade condiza com as suas expectativas... que todos tenham uma boa vida... que a vida seja generosa em todos os sentidos com vocês!

Vou findando por aqui... espero que curtam e comentem.

Vamos conversar?

Bjo bjo

Imagens retiradas dos seguintes sites:
http://www.topfrasesbonitas.com/frases/frases-de-expectativas-3054
http://www.epifaniabg.com/single-post/2015/01/12/Pessoas-e-suas-expectativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]