segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vestida para trabalhar

Estava pesquisando alguns sites sobre a nossa tão amada profissão e encontrei este texto que fala sobre como devemos nos vestir para trabalhar.
A autora do texto é Andréa Rabelo, Secretária Executiva - DRT/CE 684, Central Executiva de Secretariadodo Ceará - CESEC.
Espero que gostem:
Faça da moda uma aliada do seu marketing pessoal... Quando a profissão não exige uniforme, a hora de decidir o que usar para ir ao trabalho pode ser um tormento.
Várias questões vêm a cabeça: será que essa cor é muito chamativa, esse decote é muito grande, a calça ou a saia são muito justas, devo repetir esse casaco?
A forma como você se veste, a maquiagem e os acessórios que usa fazem parte do seu marketing pessoal.
Mesmo quem não trabalha em grandes empresas precisa tomar muito cuidado com o que vai vestir.
O ambiente faz a moda. Cada emprego ou ocasião pede um tipo de roupa. Para não se sentir deslocada no seu ambiente de trabalho, seja ele formal ou informal, confira as dicas abaixo.
Para empregos formais
As mulheres de profissões mais formais devem optar pela discrição. Seu visual precisa ser clean, sem extravagâncias. Blazers, saias (sempre na altura dos joelhos ou um pouco abaixo), calças clássicas, terninhos, vestidos tubo, tailleur e camisas neutras e pouco decotadas, são as roupas mais adequadas. Essas peças devem ser usadas em tons clássicos.
Malhas, casacos ou lenços amenizam a variação de temperatura em ambientes com ar condicionado.
Evite decotes provocantes, roupas justas, ou seja, nada que chame a atenção para seu corpo. A palavra sexy e trabalho não combinam.
Para não ser pega desprevenida sempre observe seus compromissos do dia e vista a roupa adequada para as atividades daquele dia.
Reuniões com novos clientes e chefes, happy hour para comemorar o aniversário de um colega, viagens, tudo tem uma roupa específica. Saia de casa prevendo estes acontecimentos. Uma opção ao tailleur tradicional é este modelo mais curto tipo jaquetinha. Para mudar a cara do tailleur preto coloque um cinto fininho ou médio.
No verão, abuse das cores claras e dos paletós sem forro. Preste atenção também no tipo de tecido. Evite aqueles que amassam com facilidade, como o linho. Prefira as roupas de microfibra que, além de não amassarem, evitam transpiração excessiva e estão preparadas para aguentar um longo batente. Evite também tecidos transparentes.
Dicas para "Casual Day"
Se você trabalha em um ambiente informal, onde jeans e malhas são permitidos, há mais liberdade de escolha. Mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados para não cair na vulgaridade ou no desleixo e acabar se tornando o centro das atenções na empresa (por um ângulo negativo).
Os empregos informais também não permitem nada curto, justo ou decotado demais. Alguns cuidados com cores e estampas também são necessárias, para não ser taxada de "brega".
O jeans pode ser seu melhor amigo, mas não deixe as calças de tecido ou mesmo as mais coloridas de lado. Aproveite quando tiver uma reunião com o chefe, ou mesmo algo mais formal na empresa para produzir o “look” executiva. Mas cuidado para não ficar exatamente como uma e acabar se sentindo um peixe fora d'água.
Use as camisas de tecido como coringas. Você pode comprá-las das mais variadas cores e texturas, sem parecer que está repetindo a roupa. Se você precisa passar muitas horas sentada, opte pela malha que não vai prender sua circulação e nem incomodar. Mas esqueça o moletom, ele deve se restringir às academias de ginástica ou ao lar. Existem calças em malhas elaboradas como as de microfibra.
Casacos e jaquetas estão em alta. E como geralmente a temperatura varia muito, tenha um sempre à mão. Vestidos e tubinhos também são uma boa pedida e nunca saem de moda.
Acessórios e maquiagem
Os acessórios como jóias, sapatos, bolsas e até cabelos, maquiagem e unhas são importantes em qualquer ambiente, afinal estão em evidência. Para ambientes formais, bijuterias e jóias devem ser discretas. São aliados para dar charme a uma roupa. Pulseiras barulhentas, brincos grandes demais, vários anéis nos dedos, tudo polui muito o visual. Sapatos e bolsas precisam combinar com o estilo de roupa escolhido. Uma bolsa em tom neutro evita a troca diária.
Se você usa meias, lembre-se que meias de nylon rasgam com facilidade, então tenha sempre algumas de reserva na bolsa e na gaveta.
A maquiagem também é outra aliada. Quanto mais discreta melhor. Use-a para esconder cansaço ou ruguinhas de expressão. Uma boa nécessaire deve conter base, rímel e batom. Outro ponto a mais na aparência são as mãos. Elas estarão em evidência todo o dia. Unhas bem feitas, curtas e com esmalte discreto são sempre bem vindas.
Para um ambiente informal nada impede que os acessórios sejam mais criativos e arrojados. As jóias podem ser originais e modernas, mas sem cair na vulgaridade. Sapatos e bolsas também podem andar junto com a moda ou com o gosto de cada um. Estes acessórios geralmente mostram bem as características de cada um. Mas se você não quer um olhar desaprovador do chefe veja como os companheiros se vestem para não ter erro.
Para as mãos você tem liberdade total na escolha do esmalte, mas não se esqueça de deixá-las em dia. Nada pior do que ver uma pessoa com o esmalte descascando ou faltando em alguns dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]