quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Veneza


Depois de mais um bom tempo sem postar sobre a viagem que já está próximo de completar um ano, cá estou eu novamente... o destino de hoje é Veneza.

Fui à Veneza no dia 02 de janeiro, de trem com a minha amada tia e o afilhado mais lindo do mundo hehe!

A expectativa era grande, afinal, o que se fala de Veneza é que é a cidade do amor, do romance, das águas...

... das águas... muuuuuuita água gente! 

Para se perder por lá é fácil fácil, todas as vias são muito parecidas. As lojas vendem artefatos locais fantásticos, lindos... muito murano, muitas máscaras, difícil escolher.

A Praça de São Marcos é um ponto a parte, cheia de turistas, muitos flashs, pessoas caminhando, apreciando aquele local. Muitas pombas e gaivotas que fazem a alegria da criançada e dos adultos também. Haviam ainda resquícios da festa da virada que deve ter sido belíssima.

Na Praça encontra-se a Igreja de São Marcos, pena que ela estava fechada à visitas devido a uma grande reforma.

É em Veneza que encontra-se a Ponte dos Suspiros, onde os namorados fazem suas juras de amor, porém, este nome não tem nada de romântico, pois deriva da seguinte história:
A ponte une o Palácio Ducal a um outro prédio, que era uma prisão. Nos subterrâneos dele existiam masmorras, com frequência, alagadas pelas marés. Era um lugar de pragas, sofrimento e morte. As pessoas ali encarceradas eram conduzidas ao tribunal, no Palácio Ducal, através da pequena ponte suspensa. Conta-se que a passagem pela ponte era a última oportunidade que elas tinham de ver, ainda que rapidamente, o mar e o céu, daí os suspiros de tristeza dos condenados. (Hull de La Fuente - http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1182516)

Tradicional também são as vielas estreitíssimas e as roupas penduradas pelas janelas. Uma cena que foto nenhuma consegue retratar, só vendo mesmo.

Queria passear de gôndola, porém, muuuuuito caro, mas para compensar, demos um grande passeio de vaporeto, que também valeu a pena. Ver todas aquelas construções antigas “brotando” da água é muito interessante.

Agora, algumas informações retiradas do site http://www.vamosparaitalia.com.br/veneza.html:

Situada na região nordeste da Itália, na região do Vêneto é banhada pelo mar Adriático. Foi construída sobre várias ilhas e  tornou-se  uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa e  servia de  intercâmbio comercial e cultural com o Oriente. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.

Entre 1140 e 1160, a cidade se tornou uma república e, em 1797, foi tomada por Napoleão. Em 1866, a cidade foi anexada ao reino da Itália.

A praça de São Marcos é maravilhosa e bem conservada, em frente à Basílica di San Marco já foi palco de cortejos, procissões e encontros políticos, é o point onde todo mundo se encontra, nos cafés com mesinhas ao ar livre, música ao vivo, cheia de pombos e onde acontece o Carnaval. Rodeada também pela  Torre do Relógio, Campanile, o Museu Correr entre outras atrações. Ao vista do alto do Campanile é deslumbrante.

A Basílica de San Marco tem arquitetura bizantina e foi construída para abrigar a relíquia de San Marco. Possui uma maravilhosa  coleção de 8.000 m2 de mosaicos nas paredes, que vem sendo restauradas por temores, danificações, desde o séc. XVIII. .

Abaixo algumas fotos dos bons momentos registrados neste dia tão especial.

 A chegada em Veneza



Uma gôndola



 A Igreja de São Marcos


 A Praça de São Marcos


 A Praça de São Marcos





 A Ponte dos Suspiros



As estreitas vielas de Veneza



As roupas penduradas pelas janelas


 Vista através do vaporeto


 Vista através do vaporeto
 
 E para finalizar a foto que eu acho que foi a melhor que já tirei na vida, considerou-a perfeita! =D



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]