domingo, 12 de julho de 2015

Assunto Polêmico - Tatuagem



Oi Pessoal...

Tudo bem com vocês?

A correria no trabalho e com o final de semestre no curso de espanhol me impediu de ler tanto quanto eu gostaria, então não tenho livro finalizado para escrever sobre ele... e também não tinha dado tempo pra finalizar este texto que eu já queria ter escrito já faz um tempão, mas que deixei pra escrever agora por um motivo que vou explicar no decorrer dele...

Então, hoje estou aqui para falar de um tema que é polêmico para a minha profissão. E também para várias outras profissões.
E para quem me conhece, sabe que eu amo de paixão este tema e sou totalmente adepta à arte... e o tema é TATUAGEM!

E por que estou falando disto? Primeiro porque tenho visto diversos artigos e reportagens em sites da internet sobre o tema... alguns falando mal, outros falando bem, outros ainda, apenas falando. E segundo porque eu tenho 14 tatuagens. Ai vocês me perguntam... mas você não é secretária executiva e professora universitária? Sim, sou sim... e isto não muda em nada a minha capacidade, os meus conhecimentos e a minha competência.

Sobre o que tenho visto pela net, teve um caso interessante de um professor de educação física de ensino fundamental que estava processando a escola em de trabalhava, na figura do seu diretor, por preconceito e assédio moral, pois o mesmo estava se sentindo acuado, tendo em vista que o diretor estava assistindo às suas aulas e pediu para que o mesmo “se cobrisse” para dar aulas. O professor conversou com os alunos e com os pais dos alunos, questionando se as tatuagens eram ofensivas, se incomodavam, se elas estavam comprometendo a dinâmica das aulas, se elas em algo comprometiam o ensino dos alunos, e recebeu um retorno negativo, dizendo que as tatuagens em nada desabonavam o bom desempenho do professor em sua função.

Enfim, tenho consciência de que este é um tema de grande polêmica, e que existem muitas pessoas que não são receptivas com pessoas que tem tatuagens e que consideram isto um fato que desabona.

Para a minha profissão: SECRETÁRIA EXECUTIVA, tenho plena consciência de que ter tatuagens pode ser um grande problema, então sempre tomei muito cuidado com os locais onde elas foram feitas. E também com os tamanhos. Todas estão estrategicamente “colocadas”, para que apareçam apenas se eu quiser. Todas menos uma... a última, que terminei de fazer na quinta passada. E na realidade foi por causa dela que resolvi escrever sobre este tema.

A décima quarta tatuagem que eu fiz levou 3 meses para ficar pronta, e foram 4 sessões. E muito sofrimento, em diversos sentidos. Primeiro foram dois anos de reflexões para tomar a decisão de efetivamente fazê-la, pois ela é realmente grande e em local que fica difícil esconder. Depois porque cada sessão foi um stress pós-sessão diferente... febre, dor, coceira, inchaço, sangue, plasma, pêlos crescendo descompassadamente, dificuldades para firmar o pé no chão, formigamento. Foi realmente um stress... mas o amor pela arte é maior. E o amor pelo significado do desenho também. Esta é outra questão muito importante na minha opinião. Quando resolvemos fazer uma tatuagem, ela deve ter um significado. Todas as minhas tatuagens tem um significado, um motivo de estarem gravadas no meu corpo. E com esta não é diferente.

No local em que trabalho não tenho nenhum problema quanto as tatuagens, mas procuro ter bom senso com as roupas que utilizo.

Como sou professora também (hoje apenas em EaD, mas já estive em sala de aula pois diversos anos), sempre procurei cuidar da vestimenta em sala de aula também, mas nunca escondi dos alunos que tinha tatuagens e eles sempre acharam o máximo isto, e sempre enfatizaram que o fato de ter tatuagens nunca influenciou na competência e conhecimentos que tenho. Isto por que não dava aulas apenas para o curso de Secretariado Executivo, teve época que dei aula para os cursos de Administração e Turismo também.

Lógico que já passei por situações em que me foi solicitado que não as mostrasse, algumas foram diretas, outras veladas... no começo isso até me incomodava, mas depois percebi que tudo bem, faz parte.

Esta da perna será um novo desafio... tudo bem que uso muito mais calça do que vestido, saia ou bermudas, mas no calor sou super adepta de deixar as pernas de fora... mas vamos aguardar o verão para ver como será. E confesso que também estou curiosa para ver a reação das pessoas... me divertir com as caras e bocas que algumas fazem hehe...

Enquanto estava escrevendo este texto pensei um milhão de vezes se colocava ou não fotos das minhas tatuagens... e no final das contas achei melhor não colocar... para quem me conhece pessoalmente pode até já ter visto algumas delas... para quem não me conhece, da última, a gigante da perna hehe, tem no Instagram... me visitem por lá: melamg.

Ah, adorei essa imagem... ela reflete bem "o espírito da coisa" por assim dizer...



Então é isso ai...e vocês, o que acham... a tatuagem pode atrapalhar a vida profissional de uma pessoa? Vocês tem tatuagens? Já sofreram algum tipo de preconceito por isso? Vamos conversar?

Bjo bjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]