segunda-feira, 22 de julho de 2024

Um Lugar bem Longe Daqui – o filme

 

 

Oi pessoal, bom dia, boa tarde e boa noite, tudo bem com vocês?

Hoje a conversa é sobre filme, a um tempo atrás escrevi sobre o livro lido: Um Lugar bem Longe Daqui.... indicação da amiga Grasi e esses dias, assisti ao filme baseado no livro.

Tenho que contar pra vocês, a fotografia e a trilha sonora do filme são um espetáculo.

O filme começa com a morte de Chaise e as autoridades da região atrás da Menina do Brejo como principal suspeita.

Ela é presa e no tempo de prisão, o gato, que é bem evidenciado no livro, também aparece como um conforto para Kya em seu tempo encarcerada.

Já na sequência, um advogado aposentado aparece na prisão para se oferecer para atender o caso de Kya, para lhe representar.

E a história volta para a sua infância, para sua família, no brejo.

Uma coisa que me chamou muito atenção é que no livro se enfatizava muito a pobreza e o mal vestir deles e no filme isso é bem diferente. Roupas limpas, todos bem arrumados e bem branquinhos, no livro dá impressão de que seriam pardos. Mas enfim, no livro a gente sempre imagina como queremos não é mesmo?

Então a descrição da pobreza que eles viviam não é muito evidente no filme.

Quando vai para a escola pela primeira e única vez é um dos poucos momentos que vemos Kya “suja”, descalça.... mas já na sequência que mostram ela ajudando seu pai com as pescas no barco, está asseada.

Reforçando o que já disse lá em cima, a fotografia do filme é divina, o brejo, um lugar lindo, acolhedor, cheio de vida.... muito verde, muitos sons, é um espetáculo a parte.

A história de Kya com Tate é contada de forma linda, romântica, mas Tate não aceita quando ela quer se entregar e deixa tudo triste e “frio” entre eles... e depois ele vai para a faculdade, deixando Kya “à espera”... e como ele não volta, ela acaba se envolvendo com Chaise, que parecia ser alguém legal, mas que no fundo não queria assumir nada com ela. Em paralelo rola o julgamento de Kya, com muitos detalhes como no livro.

Os pássaros que vinham sempre ao seu encontro no livro, aparecem muito pouco no decorrer do filme.... deveriam ter explorado isso um pouco mais, visto que em muitos momentos eram os pássaros seus únicos amigos e companheiros.

O julgamento passa e ela é absolvida... finalmente se junta à Tate e tem uma vida feliz.

A passagem de sua vida, até o seu envelhecimento, no brejo, junto ao seu amado Tate é retratado de uma forma muito linda, pura, envolvente.... emocionante na verdade. E ela deixa essa terra no seu barquinho, no seu brejo, em paz.... e ao recolher suas coisas no final da vida, Tate acaba por descobrir seu segredo mais bem escondido... e fim.

 

Ufa, que lindo, lógico que falta muito do livro, mas adaptações são assim mesmo e tudo bem. E essa é uma adaptação que vale o seu tempo... assistam.

 

Bjo bjo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]