terça-feira, 8 de setembro de 2009

Marketing Pessoal

Quando se fala em marketing pessoal, a primeira coisa que vêm à mente é uma série de ações em que se poderia adotar um determinado estereótipo e pronto, está feito. Mas não é bem assim.

Segundo o site Empório do Sucesso, Marketing Pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, em empresas que lhe interessam ou mesmo dentro da própria empresa onde já trabalha. Para isso, o indivíduo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar sua imagem, sua competência e utilizar seus contatos para chegar onde quer. O profissional deve entender que o mercado precisa (neste caso, o mercado é a empresa onde se trabalha ou se quer trabalhar), para que ele possa se adaptar, estudar, evoluir neste sentido.
O modelo de sociedade em que vivemos, dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas. Tanto em aspectos visuais, de comunicação e de conhecimento, quanto em outros aparentemente secundários, pequenas diferenças podem determinar o sucesso ou o fracasso. Talvez seja um modelo injusto, mas a realidade é que este é o modelo em que transitamos.

Muita gente competente passa uma imagem contrária e essa aparência negativa acaba por limitar suas oportunidades. É preciso ter cuidado para com a imagem e buscar eliminar dela qualquer item que possa trazer impacto desfavorável.

Logo, o reconhecimento de competências e habilidades é fundamental para diferenciar e situar um indivíduo no contexto social em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal.

É fato que nem todos possuem as mesmas competências e habilidades. Porém, muitos as possuem e, por uma série de fatores, elas não são facilmente reconhecíveis. E, habilidades encobertas geram uma grande desvantagem, especialmente quando a competição é acirrada. Todos já se perguntaram: porque fulano de tal, sendo menos preparado, menos hábil, menos esforçado e experiente, galgou sucesso pessoal ou profissional maior do que o nosso?
Talvez uma das respostas seja a prática do Marketing Pessoal.
Reflita e trabalhe o Marketing Pessoal a seu favor.
“Não há progresso sem mudança. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma”. (George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês,1856-1950)

“Mais da metade do meu sucesso depende de mim mesmo”. (Lievore)
Fonte: LIEVORE, José Alfredo. Marketing Pessoal: O Sucesso é Você! Mas... com muita Emoção. 5.ed, Londrina: Grafmark, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]