quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Lições de Francês



Continuando a minha saga de leitura de histórias que se passam em Paris, mais uma super envolvente, diferente... pitoresca até: Lições de Francês de Ellen Sussmann.

Uma das críticas do livro diz que se você gostou de Meia Noite em Paris do Wood Allen, você vai se identificar com este romance.

E não é que é verdade? Num primeiro momento ele é até um tanto confuso... mas depois “me achei”.

Ele conta a história de três professores de francês (e seus alunos daquela semana) que usam um método um tanto diferente para ensinar. Eles levam seus alunos para as ruas da cidade e com uma caminhada despretensiosa, mostram lugares, ensinam palavras, fortalecem a conversação. Feiras livres, museus, jardins, mercados, praças são os lugares visitados e tudo o que diz respeito àquele lugar é o foco da conversa. (Adoraria uma aula assim).

As histórias de cada um deles é contada separadamente e por pouquíssimos momentos, elas quase que se cruzam.

Naquela manhã os professores Nico, Philippe e Chantal se encontraram como de costume no café e comentaram sobre seus alunos e na hora agendada partiram para suas aulas.

A primeira história contada é sobre Nico e Josie... Josie é uma moça que luta contra a dor da perda do homem amado... uma história que envolve muitos sentimentos, um jovem estudante, seu pai, sua mãe e sua professora... os mistérios que o amor reserva para nós, como conviver com as diferenças, como sobreviver a um sentimento tão forte, mesmo depois da morte. Nico tenta aplacar esta dor de alguma maneira.

A segunda história contada é sobre Philippe e Riley... Riley é uma dona de casa que se muda para Paris por causa do trabalho do esposo. Ela se sente sem graça, sem vida, apesar de estar a um bom tempo na cidade, não consegue aprender o francês e se sentir efetivamente parte daquele lugar. Philippe trata de mostrá-la que ela é uma pessoa interessante e pode ser amada.

A terceira história é de Chantal e Jeremy... Jeremy é um esposo apaixonado, mas que luta com a vida agitada que sua esposa (famosa atriz americana) leva, já que é tranquilo, pacato e gosta de calmaria. Chantal lhe oferece um momento de paz, de vida simples e sem tantos flashs e glamour.

Mas para saber um pouco mais sobre estes três professores e suas histórias com seus alunos, só lendo!
Espero que gostem!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]