terça-feira, 10 de junho de 2014

Delírio



Como já citei anteriormente, estou nessa fase de super leitura e mais uma vez encontrei um bom livro. Outra indicação da amiga Grasi que eu também indico pois é fantástico.
O livro em questão é Delírio de Lauren Oliver e trata-se de uma trilogia, sendo sua sequência: Pandemônio e Réquiem. Confesso pra vocês que estava terminando de ler Delíria e entrando em pânico. Por que? Explico... eu não tinha os outros dois livros hehe! Então corri na livraria para providenciar e não ter que passar por um período de abstinência, hehe! Logo, você podem ver que a história é boa e envolvente.

“Afeta nossa mente, impedindo-nos de pensar com clareza ou tomar decisões racionais sobre nosso próprio bem-estar” (p. 8)

Nossa, o que será isso que faz tão mal para nós?

Acreditem, segundo o livro, é o amor... chamado também de amor delíria nervosa... uma doença que deveria ser erradicada e para isso, todos os jovens, ao completar 18 anos, são submetidos a uma intervenção cirúrgica para se “curar” e poder ter uma vida plena e segura.
Até este procedimento acontecer, meninos e meninas tinham que viver separados, não podiam se tocar de maneira alguma e o contato deveria ser o mínimo possível, apenas acontecer em situações que não houvesse outro jeito.

“Os curados, incapazes de desejos intensos, estão, portanto, livres de dores tanto recordadas quanto futuras” (p. 49)

Veja que coisa maravilhosa... sem sentir o amor, sem ter sentimentos, as pessoas estão ilesas também a dor, ao sofrimento.

Mas Lena acabou descobrindo que não era bem assim... primeiro sua mãe foi contaminada e mesmo tendo passado por diversas intervenções, não conseguiu a cura e acabou cometendo o suicídio.

Por isso, Lena contava os dias para a sua intervenção, para a sua cura... ela não queria acabar como a mãe. Mas então ela conhece Alex... e tudo muda.

E a partir daqui, só lendo mesmo o livro para saber o que vai acontecer... senão vai perder a graça e o surpreendente da história.

A única coisa que eu posso lhes dizer é que é excelente e muito, muito interessante a reflexão que me levou a ter sobre o amor, suas consequências e sua validade na vida de cada um.

Tendo em vista o momento pessoal que estou passando, confesso que não seria nada mal passar por esta intervenção e ser “curada”, não ter mais sentimentos, não sentir mais amor, mas também não sofrer mais, não se decepcionar com as pessoas, entre outras coisas... mas isto é literatura e no final das contas, aprendi muito.

Agora já estou terminando de ler Pandemônio, que é a continuação da história, mas que tem um foco diferente (ainda é sobre o amor delíria nervosa, mas de forma diferenciada), mais maduro talvez, mais forte e só tenho a dizer que também estou AMANDO!


Sendo assim, leiam, comentem, vamos conversar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]