quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Bienal do Livro



No final de semana de 22 a 24 de agosto e realizei um sonho... fui para São Paulo, para a Bienal do Livro.

Além de ter tido o prazer de ficar hospedada na casa da prima Grazi, que a última vez que tinha visto pessoalmente foi quando éramos crianças... ainda passeei por vários locais famosos de São Paulo.

Mas enfim, o tema aqui é a Bienal... e preciso confessar para vocês... num primeiro momento eu imaginava uma coisa e cheguei lá foi outra completamente diferente.... vou explicar para vocês.

Primeiro que eu jamais imaginaria tantas pessoas juntas num mesmo local... só a fila para comprar as entradas estava praticamente fora do Anhembi... sem mentira nenhuma, acho que tinha umas três mil pessoas na minha frente quando cheguei hehe... mas tudo bem né, o objetivo era a Bienal, então bora enfrentar a fila.

Como haviam diversos guichês, até que o tempo para a compra não foi tão grande quanto eu imaginava, fiquei pouco mais de 1 hora em fila.

Então encontrei com a amiga Grasi, que tinha cadastro de professora e tudo foi mais fácil para a sua vida, hehe... e entramos!

Olhando para o alto, parecia um mar de felicidade... todas aquelas editoras queridas, dos livros estimados... todas lá, juntinhas para o meu deleite e instinto de consumo...

No momento em que chegamos, Cassandra Clare, autora da série Instrumentos Mortais, estava num bate papo com um mediador e diversos jovens e adultos gritavam cada vez que ela abria a boca para falar alguma coisa... pensem em muitas pessoas, mas muitas pessoas mesmo em volta dela... não tinha condições de chegar perto, muito menos de entender o que ela estava falando. Então, tocamos para os estandes das editoras tão queridas...

Mas foi ai que começou o problema... as editoras mais famosas tinham filas imensas só para entrar no espaço.... e depois, mais filas para pagar se fosse o caso...

Na da foto abaixo, estava sossegado, deu até tempo para um flash, hehe!



Pra resumir, dos livros que eu tinha na minha lista de leitura e que eu gostaria muito de comprar por lá, não consegui chegar nem perto... e outra, os valores dos livros “mais conhecidos”, digamos assim, estavam iguais aos das livrarias aqui de Curitiba... então não valia muito a pena.

É certo e justo dizer que haviam estandes com títulos por 10,00, 13,00, 15,00 reais... mas eram a minoria.

Acabei por comprar livros de 10,00... 4 Vidas de um Cachorro, de W. Bruce Cameron; O Garoto da Casa ao Lado, de Irene Sabatini; Antes que os Pássaros Acordem, de Josué Montello; O Meio do Caminho, de Kelly Corrigan; e O Filme Perfeito, de Jodi Picoult. Não eram os títulos que eu queria, mas li suas “orelhas” e gostei das histórias.

E também comprei um livro em italiano para a mãe e outro do Tolkin para o pai...

No estande da Comunità Italiana, uma revista de publicação brasileira/italiana, fui muito bem atendida, uma atenção enorme da moça, educação, simpatia... comprei um livro e ganhei várias publicações do Mosaico e também da própria revista, o que fez a felicidade da dona mamãe hehe!

Outra reclamação que foi geral, além da quantidade excessiva de pessoas, foi o sinal dos celulares, era quase impossível utilizar o celular para internet ou ligações e também o fato de a todo momento, o tal sistema cair e não permitir o pagamento dos livros através de cartão de débito/crédito.

A prima Grazi que já esteve em outras edições do evento disse que nunca tinha visto tanta gente lá... creio que isso é um bom sinal, pois mais pessoas estão se interessando por livros, porém, faltou um pouco de planejamento por parte dos organizadores da Bienal, um controle maior das pessoas, seguranças para evitar confusões (apesar de eu não ter visto nenhuma, tomei conhecimento de algumas).

Acho que faltaram também, mais espaços de relaxamento... pois o lugar era imenso e tendo em vista o tempo que ficávamos esperando em fila para entrar em cada estande, chegou uma hora que as pernas já não aguentavam mais... e nos restou sentar no chão, no meio das pessoas que passavam... nada contra sentar no chão, mas se houvessem lugares apropriados para isso, seria melhor, pois volta e meia a gente corria o risco de ter a mão pisoteada por alguém! =/

Mas mesmo assim, foi uma experiência MARAVILHOSA e que com certeza eu quero repetir.... voltar à São Paulo para conhecer o que não deu tempo e também visitar novamente a Bienal.... lá ou quem sabe no Rio de Janeiro.

Então é isso... e vocês, já foram à Bienal? O que acharam? Compartilhem suas opiniões, vamos conversar?

Bjo bjo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]