quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Antonia e Suas Filhas





E o terceiro livro do ano, foi Antonia e Suas Filhas, de Marlena de Blasi. Pelo título, achei que fosse um livro diferente dos outros, pois ela sempre escreve livros sobre a sua vida, sobre as suas aventuras e é justamente isso que me atrai nela.
 
E mais uma vez eu não me decepcionei... o livro é fantástico... segundo livro lido no meu lindo kobo, que confesso que ainda não me acostumei, parece que cansa mais a vista, deixa os olhos ressecados, mas acho que é só impressão.

Enfim, voltemos ao livro... li em cinco dias, comecei em Búzios e terminei em casa... em meio a correção de oito artigos postados enquanto eu viajava... mas vamos lá, a história do livro, hehe!

Como é a linha de trabalho de Marlena, este é mais um livro que conta a sua história... a continuação da sua história, da sua vida na Itália, dos altos e baixos da sua relação com o país, com seu amado Fernando e com todas as pessoas que ela conhece, que passam a fazer parte da sua vida.

Amo a maneira como as coisas são expostas, sem medo, sem vergonha... e desta vez, “pressionada” por prazos, Marlena busca isolamento para escrever seu livro e lá ela conhece Antonia e suas filhas... Antonia, uma senhora de 83 anos, que nas palavras de Marlena, mais parece “uma muher de 60 anos bem conservada”. Mas a primeira aproximação é com Filippa, filha de Antonia, que mesmo sabendo da necessidade de Marlena escrever e ficar isolada, sempre dava um jeito de estar por perto e puxar papo. 

Até que ela convida Marlena para jantar em sua casa e conhecer melhor Antonia, que foi até um pouco agressiva com ela, em seu primeiro contato, num café da cidade.

Antonia, num primeiro momento, se sente “insegura” com a estrangeira, mas os seguidos encontros e a afinidade “velada” das duas é notória e quando se dá conta, Antonia começa a contar sua história, e a de suas filhas, netas e bisnetas... tudo regado a muita comida preparada com imensas doses de amor e vinhos deliciosos.

E quais foram essas histórias? A história da vida de Antonia, aquela que até o momento ela não tinha contado para ninguém... quer dizer, não que não tivesse contato, mas alguns detalhes sempre ficaram guardados em sua memória e ela não queria compartilhar com ninguém, até que sentiu que deveria abrir a boca, e muito mais, o coração para aquela estrangeira que passava horas e horas apenas ouvindo o que aquela velha senhora falava.

A história da vida de Antonia é muito interessante, difícil, dura, mas também feliz, leve... algumas dificuldades, algumas omissões e mentiras, mas tudo por um bem maior.

Quer saber mais? Leia o livro, pois qualquer coisa que eu escrever daqui por diante, pode estragar tudo!

E se já leu, vamos conversar?

Bjo bjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]