sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Búzios, Arraial do Cabo, e Cabo Frio – Parte 1

Oi Pessoal...e ai, tudo bem com vocês? Curtindo as postagens sobre os livros que eu leio? Espero que sim...

Mas este post é diferente, vou contar para vocês um pouco de como foram as minhas férias este ano! Como me propus a conhecer lugares diferentes todos os anos, este ano o destino foi no Brasil mesmo, no estado do Rio de Janeiro... Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. E como sempre, minha companheira de viagem foi a minha mãe.

Viajamos no dia 07/01... chegamos no aeroporto do Rio de Janeiro e tivemos que aguardar por mais de duas horas o transporte até Búzios. Confesso que fiquei cansada, irritada e chateada, pois o combinado na agência de viagens é que chegaríamos no Rio e de imediato seríamos levadas para Búzios por alguém da empresa parceira que já estaria nos esperando. Mas tudo bem, acontece. Depois descobri que a empresa fazia este translado para muitas pessoas e trabalha com “carros grandes”, por isso tivemos que aguardar outros voos que estavam chegando. De fato o ônibus foi cheio, todos os lugares ocupados. 46 pessoas... Duas brasileiras (eu e a mamys) e 44 estrangeiros, em sua grande maioria, argentinos.

Enfim, depois de toda a espera, eu estava toda faceira que finalmente iria para Búzios... mas não sabia de um detalhe, o tempo de viagem até Búzios. Mas isso foi “culpa” minha, pois não me dei ao trabalho de pesquisar e achava que levaria em torno de uma hora até lá. Ledo engano, foram mais de 3 horas de viagem.

Mas depois desta longa viagem, finalmente chegamos em Búzios. Lá, ainda tivemos que trocar de ônibus, pois a região que fica a pousada para a qual iríamos não se pode trafegar com ônibus grandes. Então, vamos lá para o micro-ônibus. E este nos deixou na porta de pousada. O nome da pousada que ficamos é Pousada dos Guardiões, um lugar muito fofo, mais gracioso do que as fotos do site mostravam.
Abaixo algumas fotinhos da entrada, do nosso "lar temporário" e da vista belíssima pra piscina hehe!!!!

Chegamos tarde, noite já e azuis de fome, sem almoço nem nada... e para nosso espanto, não tinha comida na pousada e nem perto... hunf! Então resolvemos voltar pelo caminho que o micro-ônibus fez e procuramos um lugar para comer. Andamos um monte até acharmos um restaurante que “gostamos” e comemos, muito, hehe! Um peixinho louco de bom, num lugar chamado Cilico’s Pizzaria e Restaurante, onde pedimos um prato que serve muito bem duas pessoas, com peixe grelhado (pescada), arroz, feijão, saladas e batata frita. O prato custou R$ 112,20, com uma jarra de suco de laranja e os 10% de serviços (isso para vocês terem uma ideia de valores). Este foi o valor médio que gastávamos por dia para jantar.

Curiosidade... tendo em vista o comércio em geral, nós achávamos que estávamos no centro de Búzios, mas depois descobrimos que não, que aquele era o bairro de Manguinhos.

Tentamos um transporte para voltar para a pousada, mas não conseguimos. Paramos uma van que informou que não andava para aqueles lados e que nenhuma chegaria até aonde precisávamos. Então, pernas pra que né? Voltamos a pé até a pousada... correndinho pois já estava escuro e o caminho não tinha assim uma boa iluminação, nem movimento de pessoas, apenas carros passando... sem calçada, sem indicações de placas nem nada. Inclusive, esta foi uma das coisas que observei em Búzios, fora do centro, falta estrutura... não tem um restaurante, uma lanchonete, não há placas indicativas de localização, nem calçada para os pedestres.

Já na pousada, demos uma geral no nosso quartinho, banho e cama! Canseira nível 1000.
a noite foi cansativa também, difícil dormir, e quando consegui, tive muitos sonhos estranhos, aff... mas vamos ao que interessa. Acabamos levantando cedo e depois do café da manhã, muito bom por sinal, depois de uma explicação da Maria, uma ótima recepcionista, interessada em ajudar, fomos para a praia.

Poucos metros da pousada, a Praia da Ferradura... um lugar lindo, lindo, lindo... água limpinha, uma grande extensão de praia... que delícia... até eu colocar os pés na água... gente, o mar é gelado, gelado de amortecer as pernas, hunf!

Ao chegar, observamos um aglomerado de guarda-sóis e nos dirigimos para lá. Descobrimos que ali tinha um quiosque que vendia bebidas e algumas porções, e que também, alugava guarda sol e cadeiras. R$ 30,00 pelo dia todo, mas se a gente pedisse alguma das porções que custasse acima de R$ 40,00, não pagava o aluguel e só o que consumisse. Bom, foi ali mesmo que ficamos.

Um sol delicioso, calor, calor, calor, mas nada da água esquentar. Então, era só molhar os pés, pernas, “jogar” um pouco de água nos braços e voltar correndo para a areia, curtir o sol.

Ah, outra coisa que tinha muito por lá também era vento, daqueles de levar o chapéu embora e fazer a areia machucar o corpo.

Lá pelas 2h da tarde voltamos para a pousada, li um pouco para descansar e evitar o tal sol do câncer e depois, passei o resto da tarde na piscina, essa sim, com água morninha, hehe!

Quando cansamos da água, tomamos um banho de chuveiro bem gostoso, e bora procurar o tal “centro”.

A Maria explicou que pegando a rua na frente da pousada, seguindo “reto” (entre aspas devidos as curvas nas ruas :P), era uns 40 minutos de caminhada até o centro e também, se quiséssemos, poderíamos voltar de taxi. Pelo menos uma coisa achei legal, o taxi é tabelado conforme a região, então não é cobrado o valor conforme a cara do freguês. Para a Ferradura eles cobravam R$ 18,00 independente do número de pessoas, do horário e do caminho a ser feito.

E lá fomos nós... e em menos de 30 minutos estávamos no centro. E que centro mais fofo! Uma graça mesmo. Muitas lojas, muitos restaurantes... muitas opções!

Jantamos, depois provamos um sorvete de chocolate com amêndoas que aff, dizer que é uma delícia é pouco... dá até água na boca só de lembrar.

Depois de darmos uma volta por tudo por lá, passamos num mercado para comprar algumas coisinhas para ter na pousada, caso a fome apertasse, e também, compramos água, pois a água lá não é potável, então não é indicada para consumo.

Esta foi a nossa “rotina” por quatro dias, variando o que jantamos e os caminhos do centro que fizemos.

Na próxima postagem, contarei sobre nosso passeio por Arraial do Cabo e Cabo Frio.