quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A Saga dos Instrumentos Mortais




Olá Pessoal...

E ai, tudo bem com vocês? Depois de um longo e tenebroso inverno, digo, tempo, cá estou eu para falar sobre a saga adolescente hehe... Uhuuuu! É, finalmente eu terminei de ler os seis livros dos Instrumentos Mortais. Juro pra vocês que criei um laço de amor e ódio com essa história. Ao mesmo tempo que eu queria ler e saber o que ia acontecer, eu queria ler para acabar logo e eu queria largar porque não acabava nunca. Sentimentos opostos, ambíguos, confusos. Bem coisa de adolescente mesmo o que ele me despertou, kkkkk... Mas também, foram praticamente sete meses lendo, quase uma gestação! Aff... E nesse tempo aconteceram tantas coisas que vocês acompanharam aqui no blog, tive o tempo, ou a falta de tempo, o inferno astral de época e o fora de época, o excesso de artigos pra corrigir, a viagem a trabalho, enfim, vários motivos que me impediram de ler no ritmo que eu gostaria. 

Mas vamos lá, foco no livro, ou melhor, nos livros, que como disse, foram 6: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial... Ufa! As publicações começaram em 2007 e foram até 2014. O nome da série é “Os Instrumentos Mortais”, dos quais tenho dois livros em meio físico e os outros no kobo!
Ah, importante dizer, a autora é Cassandra Clare e eu a conheci, mesmo que de longe, lá na Bienal do Livro em São Paulo, mas era humanamente impossível chegar perto dela. Tinha muuuuuita gente em sua volta para ouvi-la falar e pegar autógrafos. Até levei meus exemplares para tentar a sorte, mas confesso que nem tentei, pois era realmente impossível chegar perto dela. =)

Como disse, a leitura foi lenta, e apesar de gostar da história, do enredo, a leitura não fluiu como deveria... parece que por mais que eu lia, as páginas não eram viradas, não mudavam... sei lá, difícil explicar. Fases e fases.

Ele conta a história de Clary Fray, 15 anos, que ao ir com seu amigo Simon a  uma discoteca em Nova York não imaginava como a sua vida mudaria totalmente.

Durante a leitura dos livros, deu uma olhada nos blogs da vida e fui obrigada a concordar com eles, que o primeiro e o segundo livros não são assim os melhores, a história começa a ficar mais interessante a partir do terceiro volume... o que justifica, talvez, e eu digo talvez mesmo, o por que de não terem feito outros filmes, pois só tem o primeiro. E eu tenho que dizer, o Jace do filme não tem nada haver com o Jace do livro... gente, cadê todo aquele sex appeal que o garoto tem no livro? Menininho sem graça no filme, aff hehe! E confesso pra vocês que, assim como em Jogos Vorazes, eu fui para os livros por causa do filme... Enfim, é no terceiro livro que a vontade de não largar aparece, de querer saber o que vai acontecer, de saber o próximo passo dos personagens, de se ver nas cenas... Uhuuuu... nem tudo está perdido! =D O que será que o Valentin vai aprontar agora? Me senti em Alicante por diversos momentos, no meio de toda aquela confusão, ai ai!

No quarto livro parece que tudo está se ajeitando, que as coisas finalmente entrarão em clima de paz e que Clary voltará a ter uma vida “normal”... e este normal é com muitas aspas, pois nunca mais a vida dela será normal, mas enfim, ela começa a treinar para se tornar uma verdadeira caçadora de sombras, entre outras coisinhas que se eu escrever aqui serão consideradas spoilers, então, deixa pra lá hehe... mas daí é que a gente se engana, pois a história dá mais uma reviravolta daquelas, e começa mais uma guerra, que tem tudo pra ser muito maior do que se imagina. Pois alguns não querem enxergar o que está ali, muito claro e acabam dificultando as coisas (meio clichê, não acham? Mas no final das contas acaba funcionando na história). E se desenrolam os outros livros em descobrir quais são os planos de Sebastian, que se mostra muito pior que o seu pai Valentin... 

Mas o importante é que no final dos seis volumes deu tudo certo... o bem venceu o mal e todo mundo viveu feliz. Algumas perdas foram inevitáveis, alguns corações foram partidos, outros reestabelecidos e um final feliz reinou.

O que tiro de tudo isso, é que realmente vou levar muito tempo para ler uma saga tão extensa, se é que lerei algo assim novamente. 

Não estou desmerecendo a história, muito menos a autora, mas é que realmente foi bem cansativo.

Mas e vocês, já leram a saga dos Instrumentos Mortais? Curtiram? 

Eu vou ver o seriado que a Netflix está passando agora, para ver se é legal e depois conto pra vocês. 

Bjo bjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]