terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Pedalando por Aí!!!!


Oi Pessoal,

Hoje o assunto será um pouco diferente. Apenas para compartilhar algo legal! =)

Como vocês sabem, já faz um pouco mais de um ano que eu resolvi adotar a pedalada como uma prática constante na minha vida.

Começou por causa de um passeio ciclístico da igreja que fui acompanhar a minha mãe e como precisava fazer alguma atividade física por ordem médica, descobri que era bom e resolvi tentar... e não é que peguei gosto pela coisa?

                                          Fonte: http://www.irdeb.ba.gov.br/soteropolis/?p=2448


O primeiro passo ao decidir começar foi dar uma geral na minha bicicleta, pois ela já é bem velhinha (tentei lembrar, mas não consegui, hehe... mas acho que são mais de 10 anos que a tenho), mas ela ainda está em bom estado pro tempo de vida! Enfim, troquei os pneus que estavam bem ruins e comecei a andar... ou melhor, pedalar.

Na região que eu moro tem ciclofaixa em uma boa extensão, então isso facilita bastante, mas eu pedalava uns 20 minutos e já estava mortinha de canseira. Mas como a persistência é necessária, continuei... e assim fui criando resistência e melhorando o meu tempo...

Com o passando dos dias, fui adquirindo assessórios necessários como capacete, luvas, até um protetor de orelha para os dias como muito vento ou muito frio. E nos finais de semana era levantar cedo e abraçar a magrela.

Hoje já tenho mais segurança, já fui até trabalhar algumas vezes pedalando, dá uns 40 minutos pra ir mais 40 pra voltar e é bem tranquilo pois quase todo o trajeto tem ciclovia ou ciclofaixa que deixa o percurso mais seguro.

Claro que os motoristas de carros ainda não tem a consciência que deveriam sobre o ciclista... claro que nem todos os ciclistas fazem tudo certo também. Claro que ainda falta muita mobilidade na nossa cidade... mas acho que está melhorando. Todas as vezes que saio para pedalar percebo uma situação diferente... como na semana passada em que vi um rapaz estirado no chão. Não sei dizer exatamente o que houve com ele... se foi algum carro que bateu nele ou se ele caiu por conta, se passou mal, enfim, só sei que assim como os motociclistas, em minutos tinham muitos, mas muitos ciclistas em volta se solidarizando com ele e o ajudando no que fosse necessário até a ambulância chegar. Achei isso muito interessante, pois percebi que se algum dia algo me acontecer, posso contar com a ajuda dos outros.
Ou de alguns gentis motoristas que dão a vez para nós passarmos, ou esperam para atravessarmos a rua, também tem os colegas ciclistas que ao cruzarem conosco no caminho nos cumprimentam, desejam um bom dia, uma boa tarde! Coisas simples, mas que fazem a diferença.

Mas também vi coisas ruins, como os carros que estacionam em cima da ciclofaixa (só que esses são punidos na forma da lei – pena que nem sempre - e tem seus carros recolhidos e confesso que é muito divertido ver as suas caras quando encontram um adesivo no lugar dos seus carros, hehe). Ou aqueles que invadem um pedaço da ciclofaixa na Marechal Floriano onde a faixa para estacionar é ao lado da ciclofaixa e parece que eles precisam colocar seus carros praticamente em cima dos olhos de gato, sei lá por que... daí, quando abrem suas portas, sem olhar para fora, batem no ciclista que vem despreocupado, pois está na sua via, né?! Aff...

Enfim... nessas minhas pedaladas já vi de tudo. Gosto de fazer o “circuito Marechal” e também de ir até o Parque Náutico Iguaçu, pois são trajetos que entre ida e volta dão em torno de uma hora, ou um pouco mais e são “seguros”. Como disse, agora ando me aventurando por outras vias, indo até o meu trabalho, o que é bom também, além de ser saudável, ainda contribuo para o meio ambiente, já que deixo o carro em casa! =D

Mas o que eu quero dizer com tudo isso é que pedalar é uma coisa muito boa, além de ser uma atividade física, ou seja, faz bem para a saúde, faz bem para a alma também, além de você conhecer gente, passear pela sua cidade, contribuir para o meio ambiente e facilitar a mobilidade.

Acho que a mobilidade ainda precisa melhorar muito, é claro... deveríamos ter mais vias acessíveis, para mais bairros da cidade... a exemplo da Marechal Floriano, da Av. Sete de Setembro e da Av. das Torres que são as ruas que eu sei que tem ciclovias ou ciclofaixas em uma grande extensão... Acho também, que os motoristas deveriam se conscientizar mais da presença do ciclista e os respeitar, assim como os ciclistas devem respeitar as leis de trânsito que são vigentes para eles também. Mas é assim... um dia de cada vez... um pouco cada dia, é assim que começa.



A imagem acima encontrei no site da Gazeta do Povo... achei bem bacana e resolvi compartilhar neste post justamente porque acho que é bem por ai mesmo a coisa... como o fluxo de bicicletas tem aumentado bastante nas ruas da nossa cidade, essa relação já é um fato, então, o ideal é que ela seja uma boa relação... cabe a nós fazermos dar certo! =D

 Mas e vocês, costumam pedalar? Tem medo? Acham a cidade segura para os ciclistas? Acham que vale a pena pedalar?

Vamos conversar?

Bjo bjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]