Bom Dia Pessoas... hoje, os meus escritos se baseiam num texto de Ceres Scheffer (Santa Cruz do Sul, de 02 de agosto de 2004), tendo como título o nome deste post.
Espero que gostem... e não liguem, ainda estou me adaptando à escrita, então, talvez tenham algumas frases confusas... porém, é somente com a prática que aprenderei melhor.
Cometem, critiquem, dêem sugestões.
Abraços a todos!!!!
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O novo Paradigma de Educação deseja que o homem seja educado de forma integrada e glogal. Para isso, é necessário que mestres e aprendizes estejam em conformidade com as exigências dos novos saberes, com a nova forma de se ensinar e de aprender.
E isto é primordial, pois os saberes se tornam ultrapassados rapidamente, e assim, entra em cena a formação continuada, onde o professor, além de ensinar, também aprende.
Porém, além de adquirir novos conhecimentos, é preciso desenvolver habilidades para o 'aprender a aprender' utilizando para isto, as novas tecnologias e ferramentas que temos à disposição.
Como vivemos em um mundo repleto de informações, nem todo conhecimento que 'recebemos' é retido pela nossa mente, e é ai que entra a ação dos professores, que devem orientar os alunos no processo de aprendizagem do 'saber aprender a aprender', ajudando-o a identificar quais destes conhecimentos DEVEM ser retidos para contribuir com a busca de um convivência harmoniosa e equilibrada entre homem, sociedade e natureza.
Baseados na educação de forma integrada e global, citada no início do texto como o novo paradigma de educação, o professor deve trabalhar como um educador holístico, baseado em uma educação holística, aquela educação onde o indivíduo encontra sua identidade, significado e propósito de vida através da conexão com o mundo pela sensibilidade e racionalidade equilibradamente desenvolvidas, onde ele busca uma vida em comunidade, respeitando e preservando todos os seres vivos e bens naturais .
Mas, para que este 'bom conviver' ocorra, é necessária uma educação de QUALIDADE, e Scgeffer aponta alguns pontos que devem ser observados para isto:
"- que a educação seja democrática, que o acesso e permanência à ela e nela se dê de forma integral, global e continuada, em função das permanentes necessidades que se impõem neste mundo de aceleradas mudanças e novos conhecimentos necessários;
- que os professores se assumam enquanto permanentes aprendizes para estarem e serem capazes através de suas práticas, propiciar uma educação integral e global de seus aprendizes;
- que as estruturas burocrático-administrativas das instituições educacionais se ajustem e ajustem seus currículos a este novo paradigma, de uma educação centrada na 'valorização do homem' e de seus conhecimento como o mais importante capital deste tempo;
- que os processos de ensinar-aprender se dêem sobre bases solidárias e democráticas que propiciem 'trocas de saberes', na medida em que nos educamos uns aos outros;
- que os processos operacionais de avaliação e verificação do que foi ensinado sejam balizados por uma concepção de avaliação formativa, onde várias ferramentas, mecanismos, instrumentos sejam considerados, inclusive a auto-avaliação;
- que as avaliações não priorizem apenas os aspectos cognitivos, conhecimentos cientificamente acumulados, mas que avalie o indivíduo como um todo, que busque identificar mudanças de comportamento, onde se evidencie na vivência, transparência e aplicação dos conhecimentos com autonomia, em busca de soluções para problemas novos que surgem."
Mas para que tudo isso aconteça, é necessário um novo perfil para o professor, pois ele, acima de tudo, tem que ser aprendiz; tem que possuir habilidades para propiciar, estimular e orientar os alunos na aquisição, produção, transferência e aplicação dos conhecimentos, para assim, mudar a sociedade a partir da observância das necessidades constatadas; tem que ser democrático para educar com enfoque no desenvolvimento global e integral do ser humano; tem que exercitar no aluno a multiplicidade de suas dimensionalidades, ou seja, fazer cm que o aluno exercite as suas funções afetivas, sociais, psicológicas, emocionais, éticas, cognitivas, intuitivas, criativas; e, estes professores, devem possibilitar uma nova visão de mundo, focando o desenvolvimento sustentável e buscando uma sociedade de paz, solidariedade e democracia.
Que grande responsabilidade esta nossa como educadores heim? Quanto antes começarmos, melhor.
Andréa Melissa Grigowski
14/01/2010
Sobre o texto:
ResponderExcluirTem fundamento, não me lembro de nada do colegial e não faz tanto tempo assim.
Sobre a sua escrita:
Faça no word, depois transfira para cá, assim vc percebe melhor se houver algum erro. Com mais segurança, vc escreve melhor.