quinta-feira, 30 de abril de 2015

Antes que Os Pássaros Acordem



Sempre que termino de ler um livro muito bom, fico com aquela sensação de “abandono”, de que fiquei órfã do livro finalizado e iniciar uma nova leitura é um desafio, pois a expectativa está muito alta devido ao livro findado.

E como o último livro lido foi simplesmente perfeito, quando comecei a ler “Antes que os Pássaros Acordem”, não gostei muito dele... ou melhor, eu não estava entendendo ele... e confesso que pensei até em desistir da leitura, mas como vocês já devem saber, não gosto disso, não gosto de desistir de uma leitura, então continuei, apesar de não estar entendendo direito a história, muito menos o seu objetivo.

Este livro é uma obra de Josué Montello, escritor brasileiro, que era membro da Academia Brasileira de Letras e que faleceu em 2006. Foi escrita em 1987 e todas as resenhas que vi na internet sobre ela (muito poucas por sinal), foram negativas, todas dizem não ter gostado da história, que o livro é fraco, que o romance é sem “sal” como foi o termo utilizado por alguém.

Este foi um dos livros que comprei na Bienal do Livro ano passado, e o fiz por conta da capa... e adivinhem o que tem na capa do livro? A Torre Eiffel, claro, hehe... 



 A história contada é sobre Gérard, Isabelle (sua esposa) e David (um judeu que fez algo que muitos gostaria de ter feito) e da invasão dos alemães à França e de todo estrago que Hitler fez por lá naquele período e mais especificamente na vida destas três pessoas.

No final das contas a história me envolveu e eu queria saber o que um episódio de reflexos mundiais faz na vida de pessoas comuns, o que muda no seu dia a dia e, portanto, segui a leitura, que acabou me envolvendo pouco a pouco, até chegar ao final que sim, pode-se dizer, foi mais surpreendente e inesperado do que o possível. 

Não foi o melhor livro, porém, classificá-lo como o pior seja injusto. É um livro mediano eu diria, uma leitura muito diferente do que estou acostumada, mas que gostei de experimentar.

Descobri nas minhas pesquisas, uma vasta lista de literatura de Josué Montello. 

E vocês, já leram algum livro dele? Vamos conversar?

Bjo bjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]