quinta-feira, 24 de março de 2016

IX Encontro de Secretariado do Paraná



E no sábado que passou, participei do IX Encontro de Secretariado do Paraná, que aconteceu no auditório do SENAC, e contou com a participação de Mariana Guimarães Sá, ministrando uma palestra sobre Etiqueta Profissional.

Fazia muito tempo que eu não participava de um evento da área, não de um evento que fosse “de fora” digamos assim, que não estivesse relacionado ao âmbito acadêmico. Fui a convite da querida Camila, que me fez companhia em uma tarde agradável.

A palestrante me surpreendeu, preciso admitir. Sempre chego nestes eventos com os dois pés atrás e esta é uma postura que preciso trabalhar em mim. Já venho fazendo isso, e preciso fazer um pouco mais.

Enfim, o slogan da palestra era “Sua atitude é seu reflexo”.

Mariana falou sobre a questão da aparência física, da vestimenta, a forma como você se trata e se porta, sobre aquela questão da primeira impressão que passamos para as pessoas, e sobre os juízos de valores... explicou também a diferença entre a impressão e a imagem que passamos para os outros.

Falou brevemente sobre a etiqueta social, empresarial e cerimonial e protocolo... explicando as suas diferenças; questionou qual é a nossa marca e que imagem estamos projetando, além de como as pessoas nos recebem. Enfim, ela fez o tempo que tinha de conversa conosco render de uma maneira impressionante.

Realmente foi um prazer ouvi-la.

E o que mais me marcou foi que ela vem de uma família de advogados. Cursou direito e percebeu que aquela não era a sua vocação, mesmo assim, terminou o curso e depois fez o secretariado. Hoje, recebeu uma promoção na empresa em que está atuando, onde até duas semanas atrás era secretária executiva. Isto é apenas uma das inúmeras demonstrações de que basta ser um bom profissional (com todas as implicações possíveis no termo bom profissional – o que renderia muitos posts) para ter uma boa colocação, ou, como no caso dela, receber uma promoção, ter o seu profissionalismo e dedicação à empresa, valorizado e reconhecido.

Claro que estar em uma empresa que valorize a profissão conta muito... preciso deixar isso claro, pois eu mesma já passei por diversas situações de valorização por parte da minha chefia, porém, mesmo assim, não há chances de crescimento por se tratar de uma empresa que necessita de concurso para crescimento e, neste caso, nem há a nossa profissão como cargo possível. E sei que esta é uma questão para muitos colegas secretários que lêem meu blog... além daqueles que estão em empresas que ainda nos consideram meros assistentes.

Vai de cada um de nós demonstrarmos nosso valor da forma que nos for possível.

Eu mesma faço isso através das aulas e palestras, pois foi a maneira que encontrei para demonstrar e compartilhar todo o amor que tenho pela profissão que escolhi a tantos anos e da qual não me arrependi apesar de todas as dificuldades.
Mas é isso... por hoje é só!

Bjo bjo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]