segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dia do Profissional de Secretariado Executivo





Hoje é um dia muito importante... hoje é o nosso dia!

30 de Setembro!!!!  Dia do Profissional de Secretariado Executivo!!!!

Dia em que comemoramos muitas conquistas, muitas vitórias... mas você conhece a história deste dia? Por que o dia 30 de setembro é dedicado aos profissionais de secretariado?

Conta a lenda que em 1860, durante a Revolução Industrial, o Sr. Christopher Sholes inventou a máquina de escrever e sua filha, Lilian, foi a primeira pessoa a utilizá-la em público. Quando da comemoração do centenário de seu nascimento, foram feitas várias comemorações pelas fábricas de máquinas de escrever e em uma dessas comemorações, realizou-se um concurso para escolher a melhor datilógrafa. Como o número de secretárias que se inscreveram foi imenso e a cada ano aumentava ainda mais, considerou-se assim tal dia como o nosso dia!

Apenas para constar, o Dia Internacional do Secretário é comemorado na última quarta-feira do mês de abril.

Enfim, dos escribas, passando pelos monges, até os executivos de sucesso de hoje em dia, passamos por muitas situações. Começando com a predominância masculina, passando pelo feminino e por todo preconceito sobre sermos apenas serviçais e não profissionais, para hoje tomarmos as rédeas da empresa, representando nossos superiores em eventos, reuniões e viagens de negócio. 

Nos dias atuais, o que mais se fala, é sobre sermos profissionais de cogestão. Junto aos nossos superiores, gestionamos uma área, uma coordenação, às vezes, até a empresa como um todo. 

Então, o que desejo para todos os secretários executivos já formados e os que estão em formação, que continuemos crescendo em nossa vida profissional. Que continuemos conquistando grandes vitórias em nossa categoria!

Pesquisei na internet mensagens para deixar a vocês e achei algumas que valem a pena compartilhar:
“Espírito prático, atenção minuciosa, pensamento rápido e visão antecipadora das fases que envolvem o trabalho em uma empresa ou escritório são algumas das habilidades necessárias ao exercício da profissão de secretária. Cabe a ela assessorar e auxiliar diretores e gerentes no planejamento, na organização e no andamento da rotina diária do local onde atua. Assim sendo, cabe à secretária estar à frente da agenda dos executivos e dos cerimoniais. Sua função inclui preparação e registro de reuniões, administração das informações que chegam por fax ou pela internet e o arquivamento de documentos importantes. Outra habilidade exigida é conhecer bem a língua portuguesa. Quanto a idiomas estrangeiros, ter fluência em pelo menos uma outra língua faz a diferença. O importante, no entanto, é gostar do que faz e fazê-lo bem”.

“Sabemos que você é uma pessoa autêntica, com muito trabalho, mas ouça um momento. Você já parou para analisar o seu papel nesse local? Sem você nada caminha, o seu chefe fica sem ponto de partida, as viagens não ocorrem conforme o previsto, os clientes se atropelam, e ninguém se entende. Você é a peça que não pode faltar nesse quebra-cabeça. Nada pode ser feito sem você. As importâncias do dia, o fechamento de contratos benéficos, a redação, o bom atendimento, a boa relação com aspessoas, a delicadeza, tudo isso são adereços que só você tem, e por você ter tanto para dar, e dá o melhor é que esse lugar foi feito para você. Neste local de trabalho, a prioridade do dia é você, a sempre competente Secretária”.

E para fechar, uma bela oração:

Senhor, diante de ti, que és o criador e a fonte maravilhosa de todos os dons, quero agradecer-te pelo meu trabalho e a função de secretária. Eu te ofereço a minha árdua tarefa, no compromisso pessoal e profissional de ser prestativa e generosa, acolher e servir com alegria, saber falar e saber ouvir, perdoar e pedir perdão, atuar com integridade e sinceridade, ter paciência e equilíbrio diante dos impasses, ser compreensiva e solidária, esforçando-me por manter o bom relacionamento e o bem-estar comum. Às vezes, Mestre, sinto-me frágil, pequena e, até mesmo, insegura para tomar decisões que competem à minha função. Mas tu me conheces profundamente, sabes de todas as minhas intenções. Por isso, peço-te que me inspires e me orientes, dando-me sabedoria e serenidade. Ilumina-me, para cumprir meu trabalho com dignidade e exercer minhas atividades com segurança e alegria. Senhor! Que além de funcionária, eu seja também colaboradora, companheira e amiga de todos, sem distinção. Obrigada, Senhor, pelo meu trabalho, pelo pão de cada dia, pela minha vocação de servir e colaborar. Amém.

Site pesquisado: http://www.mensagenscomamor.com/mensagens_cartoes_frases_dia_da_secretaria.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oieee... deixe um comentário e faça uma Mel feliz! =]